segunda-feira, 3 de setembro de 2012


As  três fases do desenvolvimento  humano  abordados na TVP

  Nossa, avaliação na primeira consulta, exclui doenças como, esquizofrenia uso de marca-passo, gestantes apartir do 5º mês (o feto passa a sentir as mesmas sensações da mãe), Bipolares sem medicação,pacientes com idade mais avançada (exceto em Síndrome de Pânico), ou seja, doenças devem ser tratadas por médicos.
  Partimos de um principio de Piaget, a Criança Oral,Anal e Fálica, neste período ,é que acontecem o relembrar dos traumas do passado.
  Se a criança sofre qualquer trauma na fase Oral ( trauma nem sempre pressupõem algo real, mas a interpretação que a criança da ao fato).
  Fazemos a Maternagem, nossa postura, é de resgatar a mãe.
  Fase em que nos conectamos com a vida, é o que a vida nos dá, via contato materno, desenvolvimento dos Chackras inferiores, há uma ruptura com esse vinculo mãe/estar aqui, passamos há ter sintomas bem característicos.
  Taquilalia (falar compulsivamente), se mulher, o comprar compulsivamente,armários sempre cheios, a Sindrome da mãezinha (adota os abandonados, namorados, pessoas carentes, animais de rua, qualquer ser que reflita sua dor), tem horror de estar só, chegam em casa ligam radio, televisão, computador.., não consegue ficar solteira, e..pode ter um comportamento promiscuo, desenvolve as hipomanias.
  Na mulher tem um caráter,mais de autopreservação, sobrevivência,por ser um instinto feminino, guardar para ter no futuro se faltar...(lembremos que  na pré historia as mulheres eram as coletoras de alimentos, as armazenadoras para os tempos de estiagem), instinto ainda presente no sistema límbico.  
  Se homem, compulsões sexuais, alcoolismo, também não ficam solteiros,emendam um relacionamento no outro, tendem á trair, ou ser hiperdependentes da companheira   ( se encontrar uma mulher também presa na fase oral, e ela for uma boa mãezinha, embora esse relacionamento seja desprovido de sensualidade)
 Pode também apresentar  alguns sintomas que as vezes aparecem como , exibicionismo, carros grandes, potentes, precisa ostentar, se além do abandono sentiu-se menosprezado, ou ridicularizados pela mãe, surgindo uma necessidade constante de agradar (baixa estima).
 São extremamente manipuladores para conseguir o que querem.
 Lembram muito a Bipolaridade, porem não melhoram com medicações...
 Esse ser que se sentiu abandonado pela mãe, fica a mercê de si próprio, e crianças saem pela vida em busca de segurança, devemos lembrar o que uma criança manhosa faz para chamar atenção, suas manias, queixas, justificativas para os erros, sempre transferindo ao outro as suas culpas.
Precisamos ,voltar a essa 1ª infância, tratar esse trauma, e buscar vidas de orfanato, escravidão, solidão extrema, portas que se abriram como ressonâncias do passado, ecos de memória, feridas que se abriram por ter o mesmo contexto emocional negativo.
Em contraponto buscar vidas aonde foi alguém muito independente, forte, um líder, e muito amado por todos.
Essas novas ressonâncias que criaremos com o passado farão com que ele se sintam donos do seu destino, retirando partes machucadas e repondo memórias positivas, as melhoras são sentidas rapidamente, num resgate do Self, passam a apresentar atitudes mais decididas, impondo limites aos seus amigos e familiares.
Chegam surpresos nas consultas, se dizendo mais maduros, e não caindo nas manipulações dos outros, ou seja “resgatando o seu quadrado, há muito invadido”.
É como se modulássemos a personalidade, sei que muitos incrédulos não aceitam esse fato, e tenho ficado muito feliz em provar o contrário para os que se dispõem a tentar essa nova terapia.
Em um próximo artigo falaremos do Adulto Anal
                                                  DEISE MARA ZANINI

Nenhum comentário:

Postar um comentário