domingo, 4 de novembro de 2012

TERAPIA DO FACEBOOK

Como sempre escrevo textos técnicos, resolvi compartilhar hoje, um pouco dos meus contos, para que meus leitores riam , já que muitos saem chorando do meu consultório.


                                     

                       TERAPIA DO FACEBOOK

Estes dias vi um post no face, que mostrava a seguinte imagem dizendo, que você precisa de...TER A PIA cheia de louça pra lavar, com a imagem de uma pia repleta de louças sujas.
Sou terapeuta, deveria ficar furiosa, afinal de contas, são anos de estudos e serão mais muitos mais anos, pois sempre aparecem novas teorias, e devemos nos atualizar. Mas ao ver aquilo fiquei...curiosa.
Fui para cozinha enchi minha pia com água morna  e pensei o que vou lavar o quê ??? Já que não havia louça alguma?
Lembrei-me daqueles panos de pratos de Natal, que temos aos montes e só se usa no natal. Nunca entendi porque ter algo que só se usa uma vez por ano, mas enfim.       
Coloquei meu sabão em pó predileto, sou maníaca por produtos de limpeza, acho que essa terapia vai ganhar uma fã ardorosa, e os panos de pratos , passados 20 minutos, do molho indicado, comecei a esfrega-los.
Lembrei-me de imediato do ultimo Natal que houve  na minha casa, fui sorteada naquele ano a receber a todos inclusive a tia Amélia, querida da tia Amélia, foi  noiva de um Pracinha, alias  deve ter sido o único que morreu ,na volta ao Brasil, de uma doença qualquer que não me recordo, embora ela prefira acreditar que foi em combate, um combate que nunca houve, mas recebe pensão até hoje.
Acho que ela esta beirando os 90 e alguma coisa , mas aparenta ter  eternamente uns  60 anos, deve dormir no formol, nunca vi um sorriso naquele rosto, nenhuma palavra agradável. Era o terror da nossa infância e é da nossa fase adulta também, cair nas críticas da Tia Amélia, é como, entrar numa lista negra pior do que a do FBI, KGB (será que ainda existe?), CIA, Scotland Yard e etc. 
Apartir daí, quando falarem no seu nome perto dela ela só ira torcer a boca e fazer um som de desdém tipo hummmm e era isso, a maldição eterna da Tia Amélia.
Bem, fui amaldiçoada no Natal passado, como sabia que seria meu Natal, comprei tudo no supermercado Bourbon,  e do melhor , tudo importado, pratos novos, copos novos, taças novas, tudo novo. Inclusive, conversei com uma amiga minha que é cheff, destes restaurantes sofisticados, para escolher o melhor cardápio natalino. E...voilá, chegou o grande dia, depois de 30 tortuosas noites mal dormidas... Recebi todos os convidados e minha mãe, como sempre achou tudo lindo e maravilhoso, ela é a minha fã incondicional.
Quando chegou a doce Tia Amélia...juro que suei frio em pleno dezembro, beirando quase uns 36ºC naquele dia.
-Oi Tia quanto tempo! Como tu estás? Tua aparência esta sempre tão jovial ?
- Eu estou bem. Você é que não muda os óculos.
Entregou-me a bolsa e foi entrando, fiquei com cara de boba com o pescoço estendido na espera de um beijo que nunca veio, respirei fundo, e me virei, sorrindo é claro, até porque boas anfitriãs sempre sabem sair de situações embaraçosas . 
Hora bolas, sou uma ótima profissional e sei resolver conflitos dos meus pacientes, também irei saber  resolver os meus, assim eu espero . 
Naquele momento, encarnei a terapeuta, e a olhei como minha paciente e... pobre velhinha, tentando manter a dignidade, e o pouco da autoestima quase 70 anos depois da  espera de um noivo que nunca voltou, de uma vida que nunca aconteceu, tendo que morar num apartamento que eles haviam decorado juntos cada detalhe, cada móvel, e que se casariam na semana da volta dele, e que ela teve que ir morar lá sozinha, que motivos teria para ser feliz afinal de contas, está numa vida em aberto há quase 70 anos, e plin... Minha raiva sumiu, senti até compaixão.
Acomodei todos a mesa, já havia planejado todos os lugares por afinidades, e escolhi para querida Tia Amélia, um  lugar sem corrente de ar, e ao lado de minha mãe. Trouxe o Chester, servi a querida Tia Amélia e depois os demais, e por 20 minutos, todos comeram alegremente. Ai no auge da minha autoestima cometi a estupidez de perguntar:
 - Gostaram de tudo? Eu mesma preparei.
Todos adoraram, foram só elogios comigo por 5 minutos e depois de 5 segundos silenciosos  ouço da Tia Amélia:
- O peru está seco!
Quase me engasguei e aquele frio na espinha também voltou...
- Tia é Chester, e lhe servi uma parte do peito que é sempre mais sequinho.
- Pra mim é Peru! Não sei que nome vocês deram pra este bicho nos dias de hoje.   
Mas no meu tempo era peru e vou morrer chamando de peru, esses dias cheguei ao supermercado e pedi onde estava a mandioca, o atendente ficou me olhando com cara de abobado, que correu pro gerente, alias um senhor muito gentil, e ele me levou até um balcão que ao estava escrito Aipim, não sei por que estão rebatizando as coisas. Enfim esta ave, está seca.
- Sabe Tia, elas vêm numa embalagem plástica com um dispositivo, e quando está pronto o dispositivo avisa, então a fabrica deve considerar que deva ser o ideal para consumo, mas vamos fazer assim no ano que vem, a Senhora vem a tarde  e me ajuda a preparar como era feito no tempo da vovó e tenho certeza que ficará maravilhoso, que achas? Alias um dia quero ver aquele seu famoso livro de receitas.
_ Hummmm, se eu não estiver muito ocupada talvez eu venha.
Ela me deu aquele” hummm”, neste momento, meu marido me olhava desesperado, dizendo baixinho "eu ti amo ,é o melhor jantar da minha vida e você é linda”, minha mãe ”morro de orgulho de você minha filha", mas eu só escutava o hummmm, fui amaldioçada.
_Mas o arroz a grega está bom, e a salada divina., ela continuou.
Ó céus ganhei meu presente de natal sai da lista negra.
Ela não é tão má, é só sincera.
Com minha autoestima recuperada pela metade terminamos o jantar e fomos comer a sobremesa e tomar um Espumante na sala.
Coloquei Tia Amélia na minha poltrona xodó que custou obscenos 8 salários mínimos e  quase meu  casamento, porque afinal homens não são capazes de entender a nossa necessidade de ter certas coisas?
Compram carros absurdamente caros, celulares, que fazem coisas que até Deus duvida, e ninguém diz nada, mas quando nos apaixonamos por algo inútil para”eles”, surtam???
Ela não sabia a honra de sentar naquela poltrona Vintage, ma ra vi lho sa,e sabem o que disse;
_Credo, reformou a sala toda, e me botou pra sentar na poltrona mais dura, e com o estofamento quase rasgando, quer que eu vá embora me avisa, mas não me faça mal criações, hummm.
Se levantou e foi embora.
Meu marido quando ela falou da poltrona correu para o lavabo para rir (ele odeia a poltrona).
Eu me senti, como na 1ª série quando fui empurrada por uma colega e todos riram, quando no 3ºano, não ganhei nenhuma faixa no concurso de beleza, e como em tantos outros momentos ridículos da minha vida, sem chão.
Nesse momento eu vi que esfregava furiosamente os panos de prato e pensei e o que eu podia ter feito de diferente.
Na hora que ela se levantou eu teria dito...
Na verdade a Senhora está sentada, na poltrona mais cara da sala, que custa, metade de sua generosa e vitalicía pensão, e a coloquei ai,porque é a minha predileta, achei que a senhora merecia, e só a convidei para esse jantar porque há um sorteio na família, que alias a senhora não sabe, para que sempre seja convidada nas festas e não fique só,pois todos morrem de pena da senhora.
Odiamos a sua presença é sempre má, desagradável, culpando-nos, por sua infelicidade, ninguém tem culpa se o tio morreu, podia ter casado com outro mas resolveu se enterrar junto com ele á 70 anos, não viveu, não sorriu, e da sua boca só sai fel, é uma tortura para nós suporta-la, na minha casa só retorne se conseguir ser agradável.
Chamaria um taxi, e ela iria pra casa.
Os panos de pratos antes amarelados estavam brancos, abri o ralo, a água escoou num redemoinho, e nele se formou a imagem de Tia Amélia, e de todas pessoas que me fizeram me sentir mal, e inferiorizada, e senti um profundo bem estar, enxaguei todos eles, estendi, e postei no face aquele post de TER A PIA e comentei hahahahahah.
Semana que vem vou encher a pia com as louças que nunca uso, mas isso é uma outra história....





2 comentários:

  1. Deise amada, quanta saudades, ri mt lendo seu post, adorei, parecia ouvir suas deliciosas risadas, e seu jeito único de ser. Quantas vezes tenho vontade de poder falar as verdades, e aí o grande dilema, falar e não resolver nada, ou calar-se mas estar conciente do que é certo ou errado nesse momento, pois, afinal, tudo nesse mundo é relativo, mas isso são outras histórias.
    Confesso que ultimamente tenho tipo mt ter a pia, cheia de louça, o tanque cheio de roupas, e graças a muitos ensinamentos da vida, e inclusive seus, hoje tenho que fazer terapias com meus pimpolhos diariamente, porque o colega chutou, pq a amiga disse que sou magricela ( a Jana não sabe o quanto é feliz aos seus 10 anos e 26 kg, mt bem distribuidos, aiaiaiiii), etc etc e etc, a última veio hoje, Leo me liga (13 anos, detalhe), mãe vou me atrasar, vou levar a fulana em casa, menos mal que posso ter a certeza que meu filho é no mínimo um cavalheiro, aiiiaiiiii, vamos lá, qualquer coisa minha vaga no São Pedro está garantida, e na pior das hipóteses, vou ao seu consultório para darmos boas gargalhadas e nos revermos daqui uns quatro anos,kkkkk. guria, temos q marcar um café, estou morrendo de saudades, ahh, sem contar que meus filhos já nem acreditam que tem uma madrinha que até hoje nunca apareceu né, bjocas e até mais. Aguardo a proxima Ter a Pia ...

    ResponderExcluir
  2. eu existo mostra meu face, e quantas saudades amiga,teu sonho se realizou seja muuuuuuuuuuuuuito feliz,bjuuu

    ResponderExcluir